O projeto InovEP – Inovação com Extratos de Plantas pretende caracterizar extratos de 10 plantas aromáticas e medicinais no que diz respeito ao perfil químico, segurança e bioatividade dos seus extratos; e desenvolver, na empresa promotora do projeto, com recurso a dois desses extratos, um protótipo de produto inovador patenteável com ação de cicatrização de fissuras.
A experiência da empresa promotora no desenvolvimento de produtos farmacêuticos à base de plantas e o seu conhecimento da realidade internacional neste âmbito apontam a evidência clara da necessidade e ao mesmo tempo, oportunidade, de inovar no sector farmacêutico por via do desenvolvimento de novos produtos de composição natural e com efeito medicinal.
A caracterização da segurança dos extratos permitirá criar na empresa promotora uma nova competência de ensaio laboratorial in vitro, que constitui a caracterização da eco-segurança destes extratos e cujo processo de implementação e validação se encontra contemplado no curso deste projeto e que consubstancia também um dos seus objetivos. Deste modo a empresa promotora passará a dispor de um novo serviço especializado orientado para um mercado internacional e global.
Por sua vez, estes objetivos estratégicos contribuem para importantes desideratos:
- Valorizar os recursos naturais produzidos na região centro como integradores de produtos transacionáveis de valor acrescentado (explicação mais detalhada abaixo);
- Consolidar o trabalho em rede envolvendo entidades empresariais e entidades do sistema I&I em consórcio;
- Aumentar o investimento empresarial em I&I;
- Aumentar as atividades económicas intensivas em conhecimentos e criação de valor acrescentado baseadas na inovação;
- Promover práticas de arrastamento do tecido empresarial por via da valorização da atividade de I&I;
- Contribuir para a valorização da fileira das plantas aromáticas e medicinais em Portugal, promovendo a sua competitividade e a sua internacionalização;
- Contribuir para os objetivos gerais e específicos do novo centro de competências em plantas aromáticas, medicinais e condimentares (CC-PMC) recentemente criado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural do Governo Português.
O projeto InovEP alavancará a valorização económica dos extratos estudados enquanto ingredientes ativos de produtos farmacêuticos inovadores em mercados económicos internacionais, com exigentes critérios de qualidade, como é o caso da indústria farmacêutica.
A estratégia definida neste projeto assente no plano de I&D da empresa promotora para o próximo quinquénio no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos inovadores, terá também um impacto indireto no arrastamento do tecido empresarial da região, que tem vindo ao longo dos últimos anos a ver nascer novas empresas familiares de produção de plantas medicinais em condições de produção certificada. Esta evidência da oportunidade de I&D e empresarial em diferentes sectores, relacionada com as plantas aromáticas e medicinais, justificou a criação pelo Governo de Portugal, no corrente ano, de um centro de competências (o CC-PAMC) que visa exatamente catapultar a oferta portuguesa de plantas e extratos de plantas aromáticas e medicinais orientada para um mercado internacional com base no conhecimento científico.
Assim, também os resultados destas atividades serão amplamente divulgados de modo a contribuir, não apenas para a sustentabilidade dos esforços envidados pelas 3 entidades deste projeto, como também, indiretamente contribuir para o efeito de arrastamento do tecido empresarial de empresas já existentes ou nascentes.
O produto inovador desenvolvido pela Labfit ainda no âmbito deste projeto e que constitui por esta via um objetivo do mesmo, será protegido sob a forma de patente internacional (PCT) de modo a sustentar a sua valorização no processo de licenciamento internacional da sua propriedade industrial. Este objetivo do projeto, juntamente com a valorização dos extratos como ingredientes ativos e de valor acrescentado para produtos farmacêuticos, estão alinhados com o objetivo geral do aviso de candidatura de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. Este é também um modelo de negócio no qual a empresa promotora detém experiência conforme descrito em sede desta candidatura no respetivo formulário.
O projeto InovEP reúne equipas de trabalho constituídas por investigadores pertencentes aos sectores público e privado, fazendo convergir o setor empresarial com instituições do SCTN, apresentando-se como uma oportunidade de consolidar uma rede que já tinha tido oportunidade de realizar trabalho conjunto e que será claramente reforçada pela aprovação deste projeto. Esta estratégia está alinhada com os objetivos globais do aviso desta candidatura no que diz respeito ao estabelecimento de parcerias entre empresas e entidades do sistema I&I, reforçando a ligação entre os dois tipos de entidades. A estrutura criada neste consórcio e reforçada pelos consultores científicos nacionais e internacionais incluídos no projeto, vem apoiar a estratégia de colmatar as debilidades identificadas na economia portuguesa no que diz respeito à cooperação entre empresas e entidades do sistema I&I com transferência de tecnologia e conhecimento que tenham efeitos favoráveis na cadeia de valor de criação de novos produtos numa dinâmica de cooperação bem como de reforço de competitividade e inserção internacional.