INOVEP

QUEM SOMOS

A Labfit HPRD – Health Products Research and Development, Lda. é uma empresa especializada na prestação de serviços de excelência ao nível do controlo de qualidade e caracterização de produtos bem como na investigação e desenvolvimento (I&D) de produtos farmacêuticos.

PROJETO

As indústrias farmacêutica e química têm-se debatido, ao longo dos últimos anos, com a dificuldade de criar novos compostos terapêuticos ou bioativos que possam ser utilizados pelos seus benefícios e de um modo seguro. As plantas, que foram inicialmente a grande fonte de compostos ativos, são hoje novamente encaradas como uma interessante forma de identificação e isolamento de novas moléculas ativas.

Por via do conhecimento do uso tradicional das plantas, é possível relacionar o seu efeito terapêutico com a ação farmacológica dos seus compostos ativos. O desenvolvimento de produtos cosméticos “green”, sem a adição de moléculas químicas sintéticas, foi-se consolidando ao longo dos últimos anos, tendo a indústria do sector identificado os extratos de plantas como alternativas naturais interessantes. No entanto, e embora seja globalmente empírico que os produtos naturais são “mais seguros”, sabe-se hoje que muitos destes produtos provocam reações alérgicas e de toxicidade (efeitos indesejáveis e não benéficos causados no organismo), sendo por isso fundamental caracterizar a eficácia e a segurança (indicação de aplicação em concentrações que não causam dano) dos extratos naturais, com vista à sustentação do desenvolvimento de produtos farmacêuticos inovadores, eficazes e seguros.

OBJETIVOS

  • Valorizar os recursos naturais produzidos na região centro como integradores de produtos transacionáveis de valor acrescentado;
  • Consolidar o trabalho em rede envolvendo entidades empresariais e entidades do sistema I&I em consórcio;
  • Aumentar o investimento empresarial em I&I;
  • Aumentar as atividades económicas intensivas em conhecimentos e criação de valor acrescentado baseadas na inovação;
  • Promover práticas de arrastamento do tecido empresarial por via da valorização da atividade de I&I;
  • Contribuir para a valorização da fileira das plantas aromáticas e medicinais em Portugal, promovendo a sua competitividade e a sua internacionalização;
  • Contribuir para os objetivos gerais e específicos do novo centro de competências em plantas aromáticas, medicinais e condimentares (CC-PMC) recentemente criado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural do Governo Português.