As Plantas Aromáticas Medicinais (PAM) são um sector de atividade com enormes potencialidades de expansão na região da Beira Baixa devido à existência de uma flora diversificada e extremamente rica na região, para além, das condições edafoclimáticas nacionais que potenciam produtos de elevada qualidade.
É neste contexto que têm vindo a desenvolver-se projetos de investigação em biotecnologia com o objetivo de valorizar esta fileira produtiva.
A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em colaboração com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB/ESA) e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBP-BI), têm constituído uma vanguarda nesta área onde se insere o INOVEP – INOVAÇÃO COM EXTRATOS DE PLANTAS, um projeto de investigação da HPRD – Health Products Research & Development, Lda. que tem como objetivo último a sustentação do desenvolvimento de produtos farmacêuticos inovadores, eficazes e seguros.
Entre 24 e 26 de março, o III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais (CNPAM2021) será uma oportunidade para fazer o balanço do setor, num Colóquio que irá juntar técnicos, investigadores, estudantes, produtores, industriais e demais agentes da fileira, contribuindo para a atualização de dados sobre o setor e a partilha de conhecimentos adquiridos pelos diferentes agentes, da produção, seleção, melhoramento, biotecnologia, transformação à utilização das PAM a nível nacional e ibérico.