O projeto InovEP pretende caracterizar extratos de 10 plantas aromáticas e medicinais no que diz respeito ao perfil químico, segurança e bioatividade dos seus extratos; e desenvolver, na empresa promotora do projeto, com recurso a dois desses extratos, um protótipo de produto inovador patenteável com ação de cicatrização de fissuras.
A seleção das espécies incluídas no projeto foi realizada de acordo com a estratégia de inovação da empresa promotora ao longo do próximo quinquénio, visto que os restantes extratos de plantas serão valorizados na Labfit por via do desenvolvimento de novos produtos inovadores à base de plantas, ao longo desse período.
A experiência da empresa promotora no desenvolvimento de produtos farmacêuticos à base de plantas e o seu conhecimento da realidade internacional neste âmbito apontam a evidência clara da necessidade e ao mesmo tempo, oportunidade, de inovar no sector farmacêutico por via do desenvolvimento de novos produtos de composição natural e com efeito medicinal.
A caracterização da segurança dos extratos permitirá criar na empresa promotora uma nova competência de ensaio laboratorial in vitro, que constitui a caracterização da eco-segurança destes extratos, processo de implementação e validação que dotará a empresa promotora de um novo serviço especializado orientado para um mercado internacional e global.
O projeto InovEP alavancará a valorização económica dos extratos estudados enquanto ingredientes ativos de produtos farmacêuticos inovadores em mercados económicos internacionais, com exigentes critérios de qualidade, como é o caso da indústria farmacêutica.
O produto inovador desenvolvido pela Labfit ainda no âmbito deste projeto e que constitui por esta via um objetivo do mesmo, será protegido sob a forma de patente internacional (PCT) de modo a sustentar a sua valorização no processo de licenciamento internacional da sua propriedade industrial.